Bettas, a porta de entrada para o mundo do aquarismo

Os peixes betta por serem de fácil cuidado e também pelo seu custo benefício, são considerados a porta de entrada para o mundo do aquarismo.

Posso afirmar, sem medo de errar, que é o peixe mais recomendados para iniciantes, mas isso não quer dizer que eles dispensam cuidados básicos, um dos principais erros é de serem criados nas famosas beteiras, o que causam grande estresses no peixe, os especialistas indicam um aquário de cerca de 30 litros e sim, precisam de um filtro e termostato para garantir a saúde dos bettas.

Os bettas são territorialistas e brigões, o famoso antissocial. As principais disputas acontecem quando tem mais de um macho dessa espécie no mesmo aquário, contudo, tanto os machos como as fêmeas tendem a brigar fora do período do acasalamento.

Apesar de ser um peixe territorialista, não necessariamente precisa viver sozinho em um aquário, mas tome cuidado, é muito importante saber o temperamento dos outros peixes que deseja colocar para dividir morada com seu betta, em geral, são compatíveis com corydoras, ottos, tanicts, rasboras e botias.

Ficha Técnica

Nome Popular: Betta, Peixe de Briga, Siamese Fighting Fish

Nome Científico: Betta

Origem: Ásia / Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã

Sociabilidade: Machos sozinhos / Fêmeas sozinhas ou em grupos

pH: 6.6 a 7.2

Temperatura: 24 a 28ºC

Dureza da água: mole a média

Expectativa de vida: Cerca de 3 a 4 anos

Manutenção: Fácil

Dimorfismo sexual: Os machos possuem as nadadeiras e caudas mais desenvolvidas

Tamanho adulto: Aproximadamente 7 cm 

Alimentação: Onívoro, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos e fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta.

_____________________________________________________
Referências:
- Aquarismo Paulista: http://www.aquarismopaulista.com/betta-splendens/

____________________

Autor: Carlos Felicio - Aquarista Hobbysta, Criador e Administrador do Tô Aquariando. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem