Acará-disco (Symphysodon)


O peixe Acará-disco (Symphysodon spp.) é uma espécie de peixe ornamental muito popular entre os aquaristas devido à sua beleza e comportamento interessante. Pertence à família dos ciclídeos e compreende atualmente duas espécies e três subespécies. As suas principais características são as suas cores e o formato discoide do seu corpo. Vive em cardume e alimenta-se de pequenos crustáceos, larvas e insetos.

É uma espécie ornamental e extremamente pacífica, sendo adequada para ser criada com peixes com mesmo temperamento; no entanto é muito exigente em relação à qualidade da água, de modo que nem sempre pode ser mantido em aquários com várias espécies diferentes.

Não devem ser criados com espécies agressivas ou que comam rapidamente, pois podem ser agredidos ou acabar não comendo. Devem ser mantidos com peixes com temperamento igual ao seu e que são adaptados à mesma qualidade da água. As espécies mais indicadas são os néons (Paracheirodon innesi), algumas espécies de tetras (Characidae), como o tetra-cardeal (Paracheirodon axelrodi), bagres (Siluriformes) e alguns ciclídeos (Cichlidae).

Aceitam bem alimentos vivos e congelados, bem como rações em flocos industrializadas. 

Origem do Peixe Acará-disco:

O Acará-disco é nativo das águas da bacia amazônica, mais especificamente nos rios Negro e Amazonas. Esses peixes vivem em águas quentes e ácidas, com vegetação densa e fundo arenoso. 

Dimorfismo Sexual:

Existem várias informações contraditórias quanto ao dimorfismo sexual desta espécie, o que se pode afirmar com certeza é que a fêmea possui o ventre mais roliço e ovopositor evidente na época de desova, já o macho apresenta o ventre mais afilado, retilíneo. Outro fator a se observar é o comportamento, os machos costumam ser maiores e mais agressivos, porém, estas características também podem ser encontradas em certas fêmeas, comprovando a dificuldade na diferenciação dos sexos. Além disso, os machos exibem cores mais vibrantes e padrões mais elaborados para atrair as fêmeas durante o período de reprodução.

Estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada. 

Reprodução:

A reprodução do Acará-disco é interessante e complexa. Os casais formam laços monogâmicos e colaboram na proteção dos ovos e dos filhotes. O processo de reprodução ocorre em superfícies planas, como folhas de plantas ou pedras planas no fundo do aquário. Os pais cuidam dos ovos até a eclosão, removendo qualquer ovo não fertilizado ou fungos. 

Tamanho mínimo do aquário:

Devem ser mantidos em aquários grandes com um mínimo de 200 litros (100 cm X 40 cm X 50 cm), e manter pelo menos 6 exemplares, pois são peixes gregários e preferem ficar em pequenos grupos. São muito sensíveis em relação à qualidade da água.

Por serem de porte grande e viverem em grupos, o aquário deve possuir bastante espaço para nadarem, portanto, de preferência sempre aquários com no mínimo 1 metro de frente.

Como são encontrados em rios com abundante vegetação aquática e pouca iluminação, os aquários devem ter plantas, decorados com troncos e pedras, e colocados em locais de baixa luminosidade, para se assemelharem ao seu habitat natural. Entretanto nem todas as plantas se adaptam à temperatura da água e com à baixa iluminação, sendo algumas das mais indicadas as Espadas Cadeia Pigmeu (Echinodorus tenellus) e as Java Fern (Microsorium pteropus). 

Variações do Acará-disco:

Existem várias variações de Acará-disco disponíveis no mercado de aquarismo, cada uma com características únicas. Algumas das variações mais conhecidas incluem o Blue Diamond, Cobalto, Pigeon Blood, Red Melon e Turquesa. Cada uma dessas variações apresenta diferenças nas cores e nos padrões das suas escamas.

Ficha Técnica:

- Nome popular: Acará Disco, Disco, Discus, Blue Diamond

- Nome científico: Symphysodon aequifasciatus, Pellegrin, 1904

- Família: Cichlidae

- Origem: América do Sul / Bacia Amazônica

- Sociabilidade: Grupo

- Tamanho: Os Acarás-discos podem atingir de 15 a 20 centímetros de comprimento.

- Expectativa de vida: Cerca de 10 a 18 anos

- Temperatura da água: Entre 26°C e 30°C.

- pH da água: Entre 5.5 e 7.0.

- Alimentação: São peixes onívoros, se alimentando de alimentos vivos, congelados e rações específicas para ciclídeos. 

O peixe Acará-disco é uma espécie fascinante, originária da bacia amazônica. Com seu dimorfismo sexual marcante, processo de reprodução complexo e diversas variações disponíveis, o Acará-disco é um peixe que encanta os aquaristas ao redor do mundo. Se você está pensando em montar um aquário, considere incluir o Acará-disco como uma opção colorida e interessante para o seu projeto.

____________________

Fonte:

- Zooplus Magazine: https://www.zooplus.pt/magazine/peixes/especies-de-peixes/acara-disco

- RS Discus Aquários: https://www.rsdiscus.com.br/acaras-disco/acaras-disco-criados/acara-disco-blue-diamond-9-a-10-cm-exp

- Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acar%C3%A1-disco

- Aquarismo Paulista: http://www.aquarismopaulista.com/symphysodon-aequifasciatus/

- Cursos CPT: https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-acara-disco-symphysodon-aequifasciatus

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem