Mato Grosso (Hyphessobrycon eques)


O fascinante peixe Mato Grosso, também conhecido pelo nome científico Hyphessobrycon eques, é um dos Tetras mais populares e coloridos, sendo bastante comum no aquarismo. Comumente chamado de Tetra Sangue, apresenta inúmeras semelhanças com outras espécies do gênero Hyphessobrycon, muitas vezes dificultando sua identificação correta.

É uma espécie nativa da América do Sul, mais especificamente das bacias dos rios Amazonas e Orinoco. Com sua aparência única e comportamento intrigante, esse peixe atrai a atenção de aquaristas e entusiastas da vida aquática.


Uma das características marcantes do peixe Mato Grosso é uma mancha negra em forma de vírgula logo depois do opérculo: em peixes mais claros está mancha pode ser menor ou até inexistente, sendo que com a idade também tende a diminuir de tamanho. A nadadeira dorsal é alta e negra, bordeada de branco, podendo ter um tom um pouco avermelhado. As nadadeiras restantes são vermelhas, sendo que a anal possui também camadas de negro e branco.

O aquário para o Mato Grosso deverá ter no mínimo 54 litros e uma densa vegetação, com algumas plantas flutuantes que criem zonas de sombra será muito apreciada pelo peixe, não havendo restrições quanto as plantas, substrato escuro, raízes, folhas secas e iluminação suave também são indicadas para a montagem do aquário. Pode habitar aquários comunitários sem maiores problemas contanto que não conviva com peixes de nadadeiras longas como Kinguios e Acarás-Bandeira entre outros, já que como vários outros Tetras ele também costuma beliscar as nadadeiras desses peixes. Bons companheiros para os Mato-Grossos são Tetras, Barbos e peixes de fundo.

Uma curiosidade que poucos sabem sobre o peixe Mato Grosso é que ele pode ser um indicador do pH da água! Quanto mais o pH da água está ácido, mais avermelhado o Tetras-Sangue estará, podendo te dar sinais se é melhor aumentar ou diminuir o pH de seu aquário.

Deve ser criado em pelo menos 6 ou mais indivíduos. Quando mantidos em bom espaço e numeroso cardume costumam importunar somente indivíduos da mesma espécie, disputando a hierarquia do grupo e a atenção de fêmeas.

Quanto ao seu dimorfismo sexual, a principal diferença entre o macho e a fêmea (dimorfismo) fica por conta de que a fêmea é maior e com o ventre mais roliço, enquanto o macho é menor e possui a nadadeira dorsal com uma coloração negra mais nítida.

No que diz respeito à reprodução, o peixe Mato Grosso realiza a desova em águas rasas durante a estação chuvosa. Os ovos são depositados em locais estratégicos, como raízes de plantas ou troncos submersos. Após a eclosão, os filhotes começam a se alimentar de pequenos organismos presentes na água. O casal não cuida da prole, ou seja, não há o cuidado parental nessa espécie.

Além disso, existem algumas variações interessantes do peixe Mato Grosso encontradas na região de Mato Grosso. Duas delas são o Mato Grosso Black e o Mato Grosso Gold. O Mato Grosso Black apresenta uma coloração mais escura e intensa, enquanto o Mato Grosso Gold exibe uma tonalidade dourada, tornando-o ainda mais deslumbrante. 

Ficha Técnica:
- Nome Cientifico: Hyphessobrycon eques
- Nome Popular: Mato Grosso — Inglês: Serpa tetra, Jewel tetra
- Ordem: Characiformes — Família: Characidae
- Distribuição: América do Sul, Bacia Amazônica, Bacia do Paraguai, Bacia do Paraná e Guaporé. É uma espécie amplamente distribuída desde o Amazonas até o Paraná Médio, incluindo a região de San Pedro (Buenos Aires), Paraguai, Bolívia e a zona do Pantanal no Mato Grosso (Brasil).
- Ocorre em águas calmas, com bastante vegetação emergente, onde gostam de se esconder.
- Tamanho adulto: de 5 a 8 cm
- Estimativa de vida: 5 anos
- pH: 5.0 a 7.6
- Temperatura: 22°C a 27°C
 

Em resumo, o peixe Mato Grosso é uma espécie fascinante que encanta os amantes da vida aquática. Sua origem sul-americana, dimorfismo sexual, reprodução em águas rasas e ficha técnica específica contribuem para sua singularidade. As variações encontradas em Mato Grosso, como o Mato Grosso Black e o Mato Grosso Gold, adicionam ainda mais beleza a esse peixe impressionante."

Se interessou por ter um Peixe Mato Grosso? Ao comprar, não esqueça de fazer os processos de aclimatação e quarentenar os peixes antes de coloca-los no seu aquário. Com tudo isso feito, tenha a certeza que em seu aquário você terá uma das espécies mais legais para se ter!

Espero que goste do texto! Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição.

____________________

Fonte:

- Cursos CPT: https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-mato-grosso-hyphessobrycon-eques

- Aquarismo Paulista: http://www.aquarismopaulista.com/hyphessobrycon-eques/

- Aquarismo Online: https://www.aquaonline.com.br/peixes/doce/cardume/1613-hyphessobrycon-eques-tetra-mato-grosso

- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetra-serpae

- Aquário Mania: https://aquariomania.shop/tetras/1610-tetra-mato-grosso-comum-25-3-cm.html

- Peixepedia: https://peixepedia.com.br/peixe-mato-grosso-da-uma-graca-a-mais-ao-aquario.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem