Musgo de Java: uma planta versátil e fácil de cultivar no aquário

A Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri) é uma das plantas mais fáceis populares e difundidas no aquarismo, pois possui baixos requisitos de iluminação, CO2 e substrato, além de se adaptar a diversos tipos de água e temperatura. Ela é originária do Sudeste Asiático, onde cresce em ambientes úmidos e sombreados, como margens de rios, rochas e troncos de árvores. Ela pertence à família Hypnaceae, que engloba mais de 600 espécies de musgos.

A Musgo de Java é uma planta que pode ser usada de várias formas no aquário, desde cobrir superfícies, formar carpetes, criar paisagens, até servir de abrigo e alimento para peixes e invertebrados. Ela é especialmente indicada para aquários plantados, nano aquários, aquários de camarões e aquários de reprodução.


Como cultivar

A Musgo de Java é uma planta que não possui raízes, caules ou folhas verdadeiras, mas sim rizoides, cauloides e filoides, que são estruturas simples que desempenham as funções de absorção, sustentação e fotossíntese. Ela se fixa em qualquer superfície por meio dos rizoides, que são pequenos pelos que se prendem mecanicamente, sem retirar nutrientes do substrato.

Para cultivar a Musgo de Java no aquário, basta amarrá-la com uma linha de pesca, algodão ou nylon em uma rocha, tronco, rede ou outro objeto de sua preferência, e colocá-lo no local desejado. A Musgo de Java irá se espalhar e cobrir a superfície ao longo do tempo, formando uma camada verde e densa. Você também pode deixá-la solta no aquário, como uma planta flutuante, mas tome cuidado para que ela não entupa o filtro ou prejudique a circulação da água.

A Musgo de Java não é exigente quanto à iluminação, podendo se desenvolver bem com luz fraca, moderada ou forte. No entanto, quanto mais luz, mais rápido será o seu crescimento e mais intensa será a sua cor. O Musgo de Java também não precisa de CO2 injetado, mas se você quiser acelerar o seu crescimento e evitar o aparecimento de algas, pode adicionar uma pequena quantidade de CO2 no aquário.

A Musgo de Java se beneficia de uma fertilização líquida, que fornece os nutrientes necessários para a sua saúde e beleza. Você pode usar produtos específicos para plantas aquáticas, seguindo as instruções do fabricante, ou optar por soluções caseiras, como o chá de casca de banana, que é rico em potássio. A Musgo de Java também pode absorver os nutrientes da água, provenientes dos resíduos dos peixes e da alimentação, por isso é importante manter o aquário limpo e fazer trocas parciais de água regularmente.

 

Cuidados

A Musgo de Java é uma planta que requer poucos cuidados, mas que precisa de alguns cuidados básicos para se manter bonita e saudável. Veja alguns cuidados que você deve ter com a Musgo de Java no aquário:

  Faça podas periódicas para controlar o crescimento da Musgo de Java e evitar que ela fique muito comprida e emaranhada. Você pode usar uma tesoura ou uma pinça para cortar os excessos e dar a forma que desejar. Você pode aproveitar os pedaços podados para propagar a Musgo de Java em outros locais ou aquários.

  Limpe a Musgo de Java com um sifão ou uma escova macia para remover as sujeiras e detritos que se acumulam entre os seus filoides. Isso evita que a Musgo de Java fique amarelada, mofada ou apodrecida, e também previne o surgimento de algas, que podem competir com a Musgo de Java por luz e nutrientes.

  Verifique se a Musgo de Java está bem fixada na superfície escolhida, pois ela pode se soltar com o movimento da água ou dos peixes. Se isso acontecer, basta amarrá-la novamente com uma linha ou cola.

  Observe se a Musgo de Java está com uma cor verde e brilhante, pois isso indica que ela está saudável e bem nutrida. Se a Musgo de Java estiver com uma cor pálida, marrom ou preta, isso pode indicar que ela está sofrendo com falta ou excesso de luz, nutrientes, CO2 ou oxigênio.


Ficha técnica

  Nome científico: Taxiphyllum barbieri

  Nome popular: Musgo de Java, Musgo de Java

  Origem: Sudeste Asiático

  Tamanho: 3 a 10 cm

  Posição no aquário: Fixada em rochas, troncos, redes ou outros objetos

  Iluminação: Fraca, moderada ou forte

  Temperatura: 15°C a 30°C

  pH: 5,0 a 8,0

  Dureza: 3 a 12 dH

  Dieta: Absorve nutrientes da água e da fertilização líquida

  Nível: Fácil

  Propagação: Por fragmentação vegetativa

____________________

Referências:

  MyAquarium: https://myaquarium.com.br/plantas/plantaslowtech/musgo-de-java-taxiphyllum-barbieri/

  Escola de Aquário: https://escoladeaquario.com.br/ficha-taxiphyllum-balbieri-musgo-de-java/

  Aquarismo Online: https://www.lojareidosaquarios.com.br/produto/planta-aq-taxiphyllum-barbieri-java.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem