Peixe Pangasius: o “Tubarão de água doce”

O peixe Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus) é um ciclídeo de água doce que se destaca pelo seu grande porte, podendo atingir até 130 cm de comprimento e 44 kg de peso. Ele é nativo da Ásia, sendo encontrado nas bacias dos rios Mekong, Chao Phraya e Maeklong. É uma espécie muito importante para a aquicultura, sendo produzido e exportado por vários países do Sudeste Asiático. No entanto, ele não é muito adequado para a maioria dos aquários domésticos, pois requer cuidados especiais e condições específicas para se manter saudável e feliz.


Origem

O peixe Pangasius é uma espécie que habita as águas abertas de grandes rios, onde se alimenta de algas, plantas aquáticas, plâncton, insetos, frutas, crustáceos e peixes. Ele é uma espécie migratória, que se desloca rio acima para desovar durante o final da primavera e o verão. Ele é cultivado há mais de mil anos no rio Mekong, no Vietnã, e há muitos anos é exportado para diversos países, como Estados Unidos, Europa, Rússia, Japão e Austrália. 

Como criar o peixe Pangasius em aquário

O peixe Pangasius é um peixe que exige um aquário espaçoso, com pelo menos 1000 litros de capacidade para um exemplar adulto. O aquário deve ter um filtro potente, que mantenha a água limpa e oxigenada, pois o peixe Pangasius produz muitos resíduos e é sensível à poluição. A temperatura ideal da água deve ficar entre 22°C e 28°C, o pH entre 6,5 e 7,5 e a dureza entre 2 e 29 dH.

A decoração do aquário deve ser simples e resistente, pois o peixe Pangasius costuma revirar e arrancar tudo o que vê pela frente. É recomendável usar um substrato de areia fina ou cascalho, algumas rochas e troncos para formar esconderijos e territórios, e plantas artificiais ou naturais bem fixadas. O peixe Pangasius gosta de escavar o substrato, por isso é importante que ele não seja cortante ou abrasivo.

Prós e contras

O peixe Pangasius é um peixe que desperta admiração e curiosidade em muitos aquaristas, mas também requer cuidados e atenção especiais. Veja alguns prós e contras de se ter um peixe Pangasius em seu aquário:

Prós

  O peixe Pangasius é um peixe muito bonito, que possui uma cor prateada com reflexos iridescentes e uma faixa preta que vai da cabeça até a cauda.

  É um peixe muito inteligente, que reconhece o dono, interage com ele e até aprende alguns truques, como pegar comida na mão ou saltar fora da água.

  O Pangasius é um peixe muito pacífico, que pode conviver com outras espécies de porte e temperamento similares, desde que haja espaço suficiente para todos.

Contras

  O peixe Pangasius é um peixe muito grande, que pode crescer até 130 cm e 44 kg, exigindo um aquário enorme e bem equipado para abrigá-lo adequadamente.

  É um peixe muito voraz, que come muito e suja muito o aquário, exigindo trocas frequentes de água e limpeza do filtro.

  O Pangasius é um peixe muito sensível, que pode sofrer com doenças, estresse e até mesmo saltar para fora do aquário se as condições não forem adequadas.

Variações da espécie

Embora existam várias espécies do peixe Pangasius no gênero Pangasianodon, somente duas são produzidas em aquacultura: o Pangasius bocourti e o Pangasius hypophthalmus, sendo a produção do segundo destinada para exportação. O Pangasius bocourti é conhecido como panga ou peixe-gato, e possui uma cor cinza-escuro com manchas pretas. O Pangasius hypophthalmus é conhecido como panga ou tubarão de água doce, e possui uma cor prateada com uma faixa preta.

Dimorfismo e reprodução

O Pangasius é uma espécie monomórfica, ou seja, não há diferenças visíveis entre machos e fêmeas. A única forma de distinguir os sexos é observando os órgãos genitais durante a desova, sendo que o macho possui um órgão pontiagudo e a fêmea um órgão arredondado.

É uma espécie ovípara, que se reproduz naturalmente em rios, mas que também pode ser reproduzida em cativeiro por indução hormonal. Os espermas e óvulos são retirados do peixe e fertilizados artificialmente sob condições de incubação, a uma temperatura de 28°C. Os ovos eclodem após 3 a 5 dias e os alevinos nadam livremente após uma semana. Os alevinos podem ser alimentados com artêmia salina, microvermes ou ração triturada.


Ficha técnica

  Nome científico: Pangasianodon hypophthalmus

  Nome popular: panga, peixe-gato, tubarão de água doce

  Origem: Ásia. Bacias dos rios Mekong, Chao Phraya e Maeklong

  Tamanho adulto: até 130 cm

  Expectativa de vida: 20 anos +

  pH: 6,5 a 7,5

  Dureza: 2 a 29 dH

  Temperatura: 22°C a 28°C

  Aquário mínimo: 1000 litros para um exemplar adulto

  Comportamento: pacífico e territorial

  Dieta: onívora

  Companheiros: ciclídeos de porte e temperamento similares, como o peixe Oscar, o jack dempsey e o flowerhorn

 

____________________

Referências:

  Panga peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas: https://blogdopescador.com/panga-peixe/

  Pangasius (Pangasianodon hypophthalmus) - Aquarismo Paulista: http://www.aquarismopaulista.com/pangasianodon-hypophthalmus/

  Pangasius / Peixe-gato - guiapescado: https://guiapescado.wwf.pt/species/pangasius-peixe-gato/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem