A Importância da Ciclagem - Uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso


Já vi muitos relatos de aquaristas que montam um aquário e, por falta de conhecimento ou estudo, já colocam os peixes. Passam alguns dias e os peixes começam a morrer. E fica aquela frustração e depois as dúvidas sobre o motivo das baixas. E a resposta é simples, não respeitou o período de ciclagem, que varia de 30 a 40 dias.

Mas, afinal, que bicho é esse chamado Ciclagem?
A filtragem biológica é o pulmão e o coração de um aquário. É através das bactérias benéficas que conseguiremos uma água de qualidade para que nossos peixes possam viver com alegria e saúde. É nesse ponto que toda a vida começa, pelo menos, em nossos aquários. A Ciclagem ou Ciclo do Azoto ou Ciclo no Nitrogênio, é o período que consiste na criação, desenvolvimento e amadurecimento dessas bactérias, que vão dar as condições perfeitas para a vida.

Quando montamos um aquário, tudo ainda está muito "novo". Não há bactérias benéficas ou, pelo menos, não em quantidade suficiente para manter a vida dos peixes. Logo na primeira semana, lá pelo quarto dia, começa a se criar amônia no aquário, por causa dessa amônia, vão começar a criar bactérias, do gênero Nitrosomonas, que consomem essa amônia. Porém, levam um tempo para se multiplicarem e, enquanto não houver bactérias o suficiente, a amônia vai subindo cada vez mais. Lá pelo décimo quinto dia, com bactérias o suficiente, a amônia começa a diminuir, pela ação das bactérias. Conforme as bactérias vão consumindo a amônia, vai gerando o nitrito, ou seja, as bactérias consomem a amônia e libera o nitrito.
 
Agora, o nitrito começa a aumentar, criando um outro grupo de bactérias, do gênero Nitrobacter, que consomem esse nitrito. Após o vigésimo quinto dia de cliclagem, o nitrito começa a baixar, é onde temos bactérias o suficiente para manter baixos ou zerados, o mais recomendado, os níveis de amônia e nitrito. Lá pelo quadragésimo dia, se a sua filtragem for eficiente, a amônia e o nitrito estarão gerados. O resultado final será o nitrato, que é consumido pelas plantas ou descartado através das TPAs. E, finalmente, poderá colocar a fauna que deseja, em seu aquário. Vale ressaltar que, esses dois grupos de bactérias que citamos, até o momento, fazem parte do grupo de bactérias Nitrificantes.

Durante a ciclagem, também é criado um outro grupo de bactérias, que são as desnitrificantes ou decompositoras. Essas bactérias também são de suma importância, porque aceleram o processo de decomposição de resto de alimentos, fezes, folhas e peixes mortos, ajundando a ter uma água mais limpa e de qualidade.

Atualmente, no mercado, existem aceleradores biológicos que reduzem a espera pela ciclagem. São produtos com aglomerados de bactérias nitriticantes que, aplicado no aquário, vão acelerar todo esse processo, pois insere mais bactérias ao sistema, beneficiando a sua multiplicação. Em resumo, reduzimos essa espera de 40 dias para apenas 3 ou 5 dias, podendo colocar seus peixes com segurança no aquário. Igualmente importante, também há ativadores biológicos, que são aglomerados de bactérias desnitrificantes ou decompositoras, que vão dar ainda mais qualidade a água de seu aquário.

Até aqui, vimos a importância da ciclagem e o encaixe de cada grupo de bactérias, nesse processo biológico perfeito. Mas, essa interação só é possível, com uma filtragem bem dimensionada ao tamanho de seu aquário e também respeitando a quantidade de peixes e invertebrados que seu aquário suporta. Se sua filtragem estiver deficiente, não passará pelas bactérias, toda a amônia e nitrito que deve ser consumido. E, quando há um excesso de peixes, isso criará um grau de amônia e nitrito muito maior que as bactérias possam consumir, porque a quantidade de bactérias é limitado ao espaço em que vivem.

Viram a importância de uma boa ciclagem? É o começo para ter sucesso em um hobby que não há limites para aprendizados.

Nota importante: Amônia e nitritos altos, são os principais problemas que causam doenças e mortes de peixes e invertebrados. Também incentivam o crescimento de algas, que pode sufocar suas plantas. Então, procure sempre monitoras esses dois elementos, afim de evitar suas consequências.

____________________
Autor: Robson Fonseca, Aquarista a mais de 35 anos e sócio proprietário da Base Flora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem