ENTREVISTA #15 - Leonardo Paixão
Neste mês de setembro, nosso entrevistado especial é Leonardo Paixão, aquarista com mais de 15 anos de experiência e criador da página @paixaoaquafish. Apaixonado pelo universo aquático, Leonardo mantém uma fishroom repleta de diversidade, com destaque para Jumbos, Ciclídeos Americanos, Ciclídeos Africanos, Bettas e Aquário Marinho, além de já ter cuidado de muitas outras espécies ao longo de sua trajetória.
Ele também é um dos idealizadores do 1º Encontro de Aquaristas de São Paulo, evento que promete reunir apaixonados pelo aquarismo de diferentes áreas, além de influenciadores digitais, fortalecendo ainda mais a comunidade.
PERGUNTAS BLOG
1- Fale um pouco sobre você, natural de onde e idade?
Leonardo: Olá, Meu nome é Leonardo Paixão, tenho 36 anos e tenho um pouco mais de 15 anos no Aquarismo, mas vamos começar do início.. . Nasci em São Bernardo do Campo - SP, mas, fui criado na Vila Tolstoi localizado na Zona Leste de São Paulo, foi lá que tive meu primeiro contato com Aquarismo, minha mãe Dona Vilma comprou um aquário pequeno (aquele Nano de Betta) para mim e meu irmão, mas não foi um Betta e sim um casal de Guppy e foi nessa época que já tive meus primeiros “filhotes” e também o primeiro trauma… Rsrs, o casal de Guppy desovou, como não tínhamos conhecimento de nada referente a peixes, não separamos e os pais comeram todos os Alevinos.
Mas essa época eu não considero como Aquarista, pois foi muito rápido e logo após perdemos os peixes, mas serviu como start.
2 - Bate pronto
- Time de futebol: Corinthians
- Uma banda: Charlie Brown Jr
- Uma música: Vícios e Virtudes
- Um filme: Almost Round Three (Filme de Skate, acredito que seja o que mais assisti rsrs), mas gosto muito do Batman: O Cavaleiro das Trevas
- Um livro: O Monge e o Executivo
- Peixe favorito: Aruanã
- Planta favorita: Palmeira Azul
3 - Qual foi sua maior influência para começar no aquarismo? E atualmente, quem te influencia?
Leonardo: Minha maior influência no início foi alguns amigos que montaram uma loja de Aquarismo na Vila Tolstoi, o Dono de uma Lan House/Locadora de filmes (é faz tempo) do nada montou uma Loja de Aquarismo, nessa época (2010) eu frequentava praticamente todos os dias essa loja, junto com isso quando fui tirar minha habilitação e meu instrutor era viciado em Aquarismo e fazia eu parar em alguns Petshop que tinha setor de Aquarismo, com isso fui começando a gostar e comprei meu primeiro Aquário.
Hoje quem me influencia são meus amigos, principalmente os influencers (São muitos não dá para citar um ou dois), mas todos de alguma forma me motivam e fazem eu querer continuar com esse hobby.
4 - Dos erros cometidos em sua trajetória no aquarismo, qual a lição mais importante passaria para quem está começando?
Leonardo: É Jovem, erros eu tenho uma coleção, rsrsrs, mas serviu com aprendizado, mas hoje eu entendi que o maior erro foi falta de conhecimento, querer fazer rápido a montagem, adquirir o peixe rápido. E uma Lição para quem está começando é: CALMA JOVEM, comece aos poucos, pesquise sobre os peixes, qual o tamanho que fica e o aquário mínimo, capriche na filtragem, mas saiba que às vezes você irá iniciar com uma Engorda e no futuro irá melhorar.
5 - Atualmente mantém quais tipos de aquários?
Leonardo: Atualmente estou com 10 aquários rodando, Bastante hein…rsrsrs
Tenho Jumbo, Marinho, Ciclídeos Africanos, Ciclídeos Americanos, Betta e de Alevinos.
PERGUNTAS SEGUIDORES
Roberto, São Paulo/SP- @gtaquarium
Metazoa Store, São Paulo/SP - @metazoa_store
1 - Quando e como você começou no aquarismo?
Leonardo: Comecei no Aquarismo em 2010, depois de alguns amigos me incentivarem, um belo dia entrei em uma Petshop e comprei meu primeiro Aquário (eu considero) com guppy e colisa, só depois de um tempo que comprei o betta.
Almy, Paulista/PE - @fishkingdom_pe
2 - O que levou a entrar no aquarismo e se já pensou em desistir e como fez p dar a volta por cima
Leonardo: O que me levou ao Aquarismo foi alguns amigos, porém entrei de cabeça no hobby quando vi uma Aruanã Prata, depois disso comecei a estudar e planejar a criar uma.
E depois de um tempo eu conquistei esse sonho (meu primeiro sonho de aquarista foi uma Aruanã Prata, mas durou poucos dias e perdi a mesma, logo depois ganhei outra da minha esposa e perdi novamente, nessa época pensei seriamente em parar, quando você conquista um sonho e perde por vacilo é bem desanimador!
Mas com o apoio da minha esposa (na época noiva) eu continuei e consegui criar uma Aruanã Prata na época.
Gustavo, Mauá/SP - @reef.simples
3 - Quem foi sua inspiração?
Leonardo: Tive duas inspiração no Hobby, quando comecei a pesquisar sobre Aruanã eu conheci o mundo do Jumbos, nessa época duas páginas no YouTube foram minhas inspirações, Aquarismo Jumbo (Paulo Sergio) e Peixe Grande Aquarismo (Renato Moterani) esses caras são Top D+ e aprendi muito com eles.
Bruno, São Paulo/SP - @momentoaquarismo
4 - Como foi realizar o sonho da aruanã gold?
Leonardo: É Jovem, esse sonho sempre foi muito distante, muitos me chamaram de louco e falaram que não era possível rsrsrs mas após 10 anos acreditando, trabalhando muito e fazendo bastante amizades eu consegui adquirir uma na Loja Aquarismo Entre Amigos do Esdras Rodrigues, ele viabilizou e ajudou muito nessa conquista e claro que minha esposa apoiou a loucura rsrsrs. Ainda fico horas admirando sem acreditar e como eu digo sempre Sonhe, Acredite e Realize!
Maria Angélica, Araraquara/SP - @mada.me_fish
5 - Qual a sua maior realização no aquarismo?
Leonardo: Minha maior realização sem dúvida foi a aquisição da Aruanã Crossback Golden, mas hoje posso dizer que fiz muitos amigos e que considero da família e isso não tem preço.
6 - Qual o seu maior objetivo como aquarista?
Leonardo: Hoje meu objetivo é difundir o Aquarismo, passar o máximo de informação, motivação e dicas para criar novos aquaristas e mostrar como o Hobby faz bem.
7 - Tem algum peixe que não teve ainda mas sonha em ter?
Leonardo: Sim, muitos… Rsrsrsrs
Mas vou citar dois, um daqueles quase impossível e outro que será realizado em breve, ambos são Arraias, porém uma é Albina e a outra uma Leopold.
8 - Qual foi a sua maior dificuldade quando começou no aquarismo?
Leonardo: No início minha maior dificuldade era a informação, antigamente era difícil o acesso a Internet, e também não tinha muito conteúdo, então nossa opção era Livros e Revistas.
Carlos, Hortolândia/SP - @carlos.bertolassi
9 - Como surgiu a idéia de organizar o Encontro de Aquaristas?
Leonardo: Já faz um tempo que nós (Eu e Bruno) queríamos unir a galera do Aquarismo, o Bruno (@momentoaquarismo) vem chamando muito amigos para um churrasco entre amigos do aquarismo, mas por causa da correria de todos não rolou, mas depois que conversamos com o Rodrigo da Ecofish decidimos iniciar como um Evento em Lojas na grande SP com objetivo de juntar os amigos e movimentar o setor do aquarismo.
Encerramos esta entrevista com um agradecimento especial ao Leonardo Paixão, que gentilmente compartilhou conosco sua vasta experiência e paixão pelo aquarismo. Suas palavras certamente enriquecem nosso conhecimento e inspiram todos que acompanham o hobby.
Também agradecemos a cada um dos nossos seguidores que enviaram suas perguntas e participaram ativamente desta conversa. É essa troca que fortalece a nossa comunidade e dá sentido ao trabalho que realizamos aqui no blog.
Seguimos juntos, aprendendo e crescendo no fascinante universo do aquarismo!