ENTREVISTA #05 - Caio - Caverna de Oscar

Caio é um estudioso e entusiasta do peixe Oscar. No ano de 2021, em plena pandemia de COVID-19, no galpão do seu restaurante na Zona Norte de São Paulo, montou uma enorme e admirável criação de Oscar, assim conhecida Caverna de Oscar
 

"Eu me apaixonei bastante por Oscar! Toda e qualquer informação disponível sobre esse peixe eu já devo ter assistido!" - Caio

 

PERGUNTAS DO BLOG

As perguntas do Blog, são perguntas para conhecermos o nosso entrevistado e a vivência no hobby.


1 - Fale um pouco sobre você. Natural de onde? Atualmente reside aonde?

Caio: Sou de São Paulo capital! Moro na zona norte, próximo da freguesia do ó! Sempre morei na região, e nossa franquia do Lig Lig comida chinesa também foi aberto na região!


2. Como e quando começou no aquarismo?

Conte resumidamente sua trajetória.

Caio: Iniciei no aquarismo em 2021, apesar de na infância eu ter uma vaga lembrança de meu pai ter colocado um aquário em casa, não foi isso a minha maior motivação! Um amigo de longa data, início um projeto para montar um aquário de discos, plantado e bem complexo! E isso me gerou interesse em saber como funcionava esse ecossistema todo complexo!

E aí surgiu as pesquisas para tentar montar algo menos complexo e mais simples! E me deparei com o peixe Óscar, intitulado como porta de entrada para o aquarismo jumbo, tanque de guerra, suscetível a erros de marinheiros de primeira viagem, pet fish para aquários de até 200L, interativo, diversas variações enfim, se for ficar descrevendo os adjetivos vou escrever um bíblia, pois o amor e a paixão por esse ser é realmente presente no meu dia a dia e nas minhas palavras e atitudes.

E foram essas características que me fascinaram, pois no aquarismo é muito difícil você ter um sistema preparado para todas as possíveis situações que ocorrem diariamente! E amenizar essas situações te levam a escolher esse peixe (oscar) que é mais resistente a esses imprevistos diários! Não quarentenar, não ter um nobreak para quedas de energia, são algumas situações, outras são particulares de cada espécie como não se alimentar tão facilmente com rações e precisar de todo um manejo especial, e ser extremamente sensíveis a oscilações de parâmetros!


3 - Qual foi sua maior influência para começar no aquarismo? E atualmente, quem te influencia?

Caio: Determinante, foi esse amigo Daniel Katatau inclusive em breve ele abrirá uma loja física, depois desse pequeno grande empurrão, eu me dediquei muito a absorver todas as informações sobre essa espécie então foi inevitável ter algumas referências que dedicam praticamente a vida a difundir esse hobby como Renato Monterani, AntônioCândido, Marcos Alvarenga (aquarismo sem mistério), Moisés Gama, entre alguns outros.

Atualmente, eu opto por influenciar e auxiliar muitas pessoas a evitar os erros que cometi no início! E é uma tarefa bem gratificante e ao mesmo tempo desafiadora, pois preciso conciliar tudo e me ser bem criativo para fazer o conteúdo chegar ao máximo de pessoas possíveis!


4 - Quando você iniciou neste hobby, você tinha alguma noção ou adquiriu com o tempo?

Caio: Sim, quando iniciei já tinha abdicado de muitas noites de sono, atrás de bons conhecimentos, tenho bastante foco e raramente faço algo por fazer! Cometi muitos erros, principalmente por tentar colocar muitos oscars em um aquário de 200L, mas resolvi rapidamente montando aquários pra mãe, sogro e tbm no restaurante onde começou a trajetória da @Caverna_de_Oscar .


5 – O que ou quem te fez escolher os jumbos, em especial Oscar?

Caio: Acredito que respondi nas perguntas anteriores, e só pra complementar ter um jumbo mono espécie apenas com Óscar (tenho também cascudos e comecei a admirar muito esse peixe também) foi uma escolha pela facilidade e pela minha rotina, pois cada espécie de peixe precisa de cuidados e observações diferentes! E nesse momento poderia pecar muito nesse quesito!

 

PERGUNTA DOS SEGUIDORES

São perguntas enviadas pelos nossos seguidores.


William, Guarulhos/SP - @aquarismoguarulho2550

1 - Pode-se dar somente ração ao Oscar ou comida vida é essencial?

Caio: Hoje existe empresas sérias que desenvolvem alimentos completos que facilitam a vida do aquarista! Tenho enorme satisfação e prazer em fazer parte da Nutricon, uma empresa com mais de 16 anos que fabrica esses alimentos com tudo de mais tecnológico e inovador, deixando a variedade na alimentação uma escolha ao aquarista e não mais uma obrigação para longevidade do peixe! Sendo assim, escolha uma ração completa desenvolvida para o seu peixe, o restante fica a seu critério e não é essencial!


Fabio Bila - @fabiobilia2023

2 - Quantos Oscar você tem no aquário principal e qual alimento você da para eles e quantas vezes ao dia?

Caio: São 18 Óscars no principal, e 5 cascudos! No total contando com as engordas são 32 Oscars e 9 cascudos!! Todos alimentados somente com ração, os menores (engorda) diversas vezes ao dia em pequenas quantidades (Capriche na filtragem biológica se gostar da ideia 😉) e já no Jumbão uma vez ao dia, isso por que ainda tenho alguns juvenis, pois depois de adultos, o excesso de alimentação diminue a expectativa de vida, quando todos tiverem adultos vou diminuir aos poucos deixando um dia off, depois 3 dias alimentando 1 não, depois 2 sim 1 não até chegar em alimentar dia sim dia não!


Raphael Costa, Fortaleza/CE - @raphaelcosta989

3 - Qual a melhor variedade de Oscar?

Caio: A melhor variedade de Óscar, é uma pergunta bem particular! Vou responder qual é a espécie mais valorizada, que seria a Full, onde o Óscar possuem a mesma coloração do corpo até na cabeça! Essa variação é mais cobiçada sendo as Red Ruby Albinas ou Bronze chegando a custar até 4 dígitos! Eu particularmente admiro muito os véus, sendo de qualquer variação!


Marcos Neto - @marcosnetoazevedo

4 - Gostaria de saber sua opinião sobre os alimentos desidratados, como tenébrios, grilos e etc?

Caio: São excelentes petisco, hoje a proteína BSF (insetos) já é uma realidade na indústria de rações, sendo considerada de alto valor biológico! Porém se tratando dos insetos desidratados, é interessante ofertar 3x na semana no máximo e em poucas quantidades, pois podem constipar o peixe se oferecidos demais! (Aconteceu comigo no início, mas depois de alguns dias eles voltaram ao normal). Tomando esse cuidado são excelentes petiscos e uma ótima forma de ir acostumando eles a comer na sua mão.


Debora, Vila Velha/ES -  @podersubmerso

5 - Quando pretende montar um marinho?

Caio: Finalizo essa entrevista, com uma resposta para essa pergunta que define muito o meu caráter e forma de enxergar não só o aquarismo mas muitas outras tarefas que realizo. "A Paixão irá te mostrar caminhos, jamais enxergados por aqueles que não as tem", precisei me reinventar e superar muitos obstáculos como a timidez e o analfabetismo digital, principalmente nas redes sociais. E hoje consegui com mestria transmitir não um personagem, mas a pura realidade dos meus sentimentos que giram em torno do aquarismo e desse peixe que amo tanto! Dito isso, respondo sem peso que o aquário marinho tem sua beleza exuberante, mas não é aquilo que me move, a motivação de mover barreiras e atravessar caminhos que jamais pensei atravessar tem nome ...... Peixe Óscar....


____________________

Gostaria de agradecer ao Caio pela disponibilidade e participação do nosso quadro de entrevista e assim estarmos aprendendo muito com a sua experiencia.

E claro, sou muito grato a todos que mandaram suas perguntas, o que demonstra a confiança e credibilidade que cada um de vocês depositam no projeto Tô Aquariando.

Deixe no comentário o que vocês acharam da entrevista e indicação de quem vocês gostariam de ver sendo entrevistado aqui na próxima entrevista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem